22 maio 2005

Guia

Rede de amigos

O sucesso do site de relacionamento Orkut (www.orkut.com), que angariou milhões de usuários, abriu espaço para outros serviços semelhantes na internet. Abaixo, alguns exemplos de sites com o propósito de criar redes de conexão entre as pessoas.

FRIENDSTER
www.friendster.com
O site tem mais de 15 milhões de usuários e não é preciso receber convite para integrar a rede. Permite criar blogs com textos e fotos e tem um serviço de busca que mostra os resultados priorizando as páginas procuradas pelos seus amigos e a indicação das pesquisas mais populares em sua network.

GAZZAG
www.gazzag.com
Ferramenta em português. Além da possibilidade de ligar-se a amigos, o site tem um serviço de namoro. Há comunidades divididas por temas, como no Orkut. É possível importar listas de endereços de vários servidores de e-mail.

LINKEDIN
www.linkedin.com
Site focado em criar redes de relacionamento profissional. É possível ligar-se a pessoas de sua própria empresa e de outras, saber de ofertas de emprego e utilizar o banco de dados para selecionar pessoas para uma vaga. Tem 2,5 milhões de usuários em todo o mundo e não é preciso convite para filiar-se.

YAHOO 360º
360.yahoo.com
É preciso receber convite para ter acesso ao serviço, mas o candidato – usuário do Yahoo – pode deixar seu nome na lista de espera. A intenção é manter uma rede de contatos de amigos e familiares. Permite a criação de álbum de fotos e de um blog, que pode ser atualizado com textos ou fotos via celular.

TRIBE.NET
www.tribe.net
O serviço reúne tribos de pessoas com interesses próximos. Podem ser grupos de amigos, fãs, habitantes de um mesmo lugar. Tem comunidades dedicadas à venda de produtos e outras para recomendar serviços variados.

RYZE
www.ryze.com
Assim como o Linkedin, é voltado para a formação de uma rede profissional. Há oportunidades de negócio, anúncios de vagas de emprego e comunidades dedicadas a empresas, profissões, regiões ou mesmo hobbies. Para ter acesso a alguns serviços, como buscas avançadas, é preciso tornar-se assinante. Tem 250 000 membros.

THERE
www.there.com
Mundo virtual em que a pessoa escolhe seu visual, suas atividades – é possível praticar esportes como esqui, fazer compras, construir e decorar casas – e pode conversar em diversos cenários futuristas com amigos em uma espécie de chat. É uma mistura de jogo com site de relacionamento. É possível baixar uma versão teste do programa ou tornar-se usuário por uma taxa de 4,95 dólares por ano.


Os googles dos blogs


Se os buscadores na internet, como o Google, podem revelar o que as pessoas estão procurando, os rastreadores de blogs podem mostrar o que elas estão pensando. Sites que precisam de atualização constante usam um tipo específico de arquivo chamado RSS. As ferramentas de busca especializadas em blogs vasculham a rede à procura desses arquivos e permitem acessar as referências mais atualizadas sobre cada assunto. Eis alguns deles:

www.technorati.com
Acompanha 6 milhões de blogs e permite personalizar a busca por assuntos.

www.feedster.com
Além da pesquisa em blogs, oferece ferramenta de busca por notícias.

www.bloogz.com
O usuário pode restringir sua busca a blogs de uma língua específica.

www.eurekster.com
Faz busca por data de publicação ou relevância do blog.

www.toplinks.idearo.com.br
Site em português. Informa as últimas atualizações.

www.blogdex.net
A página de abertura lista os assuntos mais comentados na internet.

www.daypop.com
Informa as atualizações dos blogs e também de jornais e revistas on-line.

Retirado da VEJA on-line.